sexta-feira, 26 de outubro de 2012


O que é folclore?

       Folclore é o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.
     O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje.
     Em nosso EDI, diversas atividades foram desenvolvidas para que nossas crianças pudessem conhecer um pouco mais sobre a cultura do nosso pais entre elas: cantigas de roda, jogos, danças e brincadeiras folclóricas, artes plásticas,  lendas e contos.

Maternal I - EI -41


       No EI- 41, a PEI Juliana e as Agentes Auxiliares de Creche Graciele e Elisângela desenvolveram um  trabalho voltado para a musicalidade e dramatização, utilizando  a música "A Linda Rosa Juvenil" com caracterização dos personagens, coreografia, dança e oralidade.
       As crianças executaram a coreografia da música e tiveram a oportunidade de cantar com o músico Jota Maranhão, convidado do EDI, diversas canções folclóricas.
        As crianças participaram com alegria e entusiasmo.









Maternal II - EI -31


      A PEI Sophia e a Agente Auxiliar de Creche Izabel, trabalharam com o livro Personagens Encantados da INGRID BIESEMEYER, um livro muito interessante que reúne em suas páginas o imaginário brasileiro, a cultura popular, é recheado de seres fantásticos, encantados, que compõem o nosso folclore.
     As meninas foram caracterizadas de Iara. Divertiram-se dizendo: agora sou metade mulher e metade peixe, sou a Iara, a Sereia.
      Com um texto fluente, gostoso de ser lido e ilustrações criativas, a autora reuniu neste livro o saci, a mula -sem -cabeça, o boitatá, o lobisomem, o caipora, o negrinho do pastoreio, o curupira, a bruxa e o boto. As crianças escolheram  os personagens que reproduziríamos em nosso painel coletivo dos personagens encantados do folclore. Criamos o boitatá e o Bumba - meu -boi  com material reciclado: o  bumba-meu-boi foi criado de papelão , e o boitatá  de meia e jornal. Depois da construção do bumba-meu-boi tivemos uma pequena festinha em sala, com dança e musica, as crianças tiveram a oportunidade de estarem dentro do boi dançando e brincando. 




















1 comentários:

Luciana Esch disse...

Lindo trabalho!!!! Parabéns Sofia, Izabel, Rose, Rafael e Claudio... Fiquei emocionada com o que proporcionaram aos nossos pequenos! Bjo em tds, em especial para a turminha que tanto amo!

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 EDI Igor Moraes da Silva. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.